No Diário, predominavam apenas cartazes p&b, folhetos e painéis com pouco texto, nas cidades do cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo. Somente no século XX, os anúncios começaram a ganham figuras coloridas e textos objetivos, foi nesta época que foram criados os cartoons humorísticos de políticos e de alguns produtos.
Foi em 1914 que surgiram as primeiras agências de publicidade, que a princípio vendiam apenas espaço para anúncios e depois partiram para a elaboração de conteúdo. As primeiras agências a surgirem em São Paulo foram a Eclética, a Pettinati e Edanée.
No século XIX, o que movimentava a mercado nacional da época eram as exportações agrícolas. Já no início do século XX, com a instalação de indústrias nacionais e internacionais, o mercado passou a ser movido por empresas norte-americanas e com isso algumas agências estrangeiras, como a Ayer J. Thompson se instalaram no país.
Em 1929, com a crise, o desenvolvimento dapublicidade no Brasil não foi abalado, a partir daí surgiram painéis de estrada, outdoors e as revistas e jornais se modernizaram.
No século XIX, o que movimentava a mercado nacional da época eram as exportações agrícolas. Já no início do século XX, com a instalação de indústrias nacionais e internacionais, o mercado passou a ser movido por empresas norte-americanas e com isso algumas agências estrangeiras, como a Ayer J. Thompson se instalaram no país.
Em 1929, com a crise, o desenvolvimento da
Na década de 30, o rádio trouxe uma nova plataforma de veiculação de anúncios, expressos em jingles e programas patrocinados como o Repórter Esso. Após a Segunda Guerra Mundial, foi criada a Associação Brasileira de Propaganda (ABAP).
Fonte: Info Escola
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