terça-feira, 5 de abril de 2011

As origens do Sushi

Foto: Cozinha Japonesa


A culinária japonesa é conhecida por ser muito rica e conter em seus principais pratos alimentos retirados do mar, como peixes, frutos do mar e algas.

Devido as terras serem montanhosas, a agricultura é pouco difundida e feita apenas em pequenas áreas. O arroz é perfeito para essas condições.
Juntando o útil ao agradável, o sushi é a perfeita combinação do arroz com os pescados crus. Por mais que toda essa mistura possa parecer estranha e exótica, se for adaptada aos produtos regionais se torna uma maravilhosa iguaria.

No início, o sushi que conhecemos hoje, era apenas uma forma de transportar e conservar os alimentos. Os peixes eram envolvidos em porções de arroz, isso acontecia devido o arroz liberar um tipo de ácido, chamado acético e láctico, que garantia a qualidade e conservação dos alimentos por mais tempo. Esta técnica também era utilizada por pescadores, que pescavam em alto mar.


Um cozinheiro, chamado Yohei, em meados do século XVIII, decidiu parar de utilizar o peixe fermentado e passou a fabricar algo parecido com o sushi que conhecemos hoje. A preparação da iguaria se tornou popular inicialmente em Osaka em Kansai, que na ocasião ainda era capital comercial do Japão e era justamente a cidade que possuia a maior quantidade de comerciantes de arroz.


Já no século XIX, o vinagre, o wassabi e o gengibre começaram a ser utilizados, por seus fortes poderes antibacterianos e a grande preocupação com a manipulação e consumo dos peixes crus, surgirando os primeiros quiosques que faziam os sushis que conhecemos hoje. 


Assim ficou conhecido os estilo dos sushis enrolados em algas, apresentados e descorados de forma alegre e colorida.


Fonte: Portal Terra Culinária / cozinhajaponesa.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário