segunda-feira, 11 de abril de 2011

Origem histórica do Tabaco

Ilustração de  Rhobson Bola  / Cigarro.med.br


As primeiras informações sobre as origens do tabaco vêm da América Latina, aonde era utilizado em rituais religiosos, pelos índios, mil anos antes de Cristo.
Já o charuto, teve sua primeira aparição em uma peça do século X, feita de cerâmica pelos índios Maias na região do México, que mostrava um índio fumando um charuto.
Ao chegar ás Américas em 1492, Cristóvão Colombo e seus marujos foram os primeiros europeus a terem contato com o tabaco.
Jean Nicot, embaixador francês em Portugal, foi o pioneiro na plantação de tabaco em Paris. Nicot utilizava o tabaco para fins medicinais, para ajudar na cura da enxaqueca de sua mulher Caterina de Médici e de seu filho, Rei Carlos XI.
Já em 1570, o botânico Jean Liebauld, batizou o tabaco como "Herba Nicotinada", em homenagem a Nicot, porém o nome "tabaco" continuou sendo usado. Tempos depois o nome cigarro, que conhecemos hoje, foi adotado.Cigarro é um nome derivado da palavra "sikar" de origem indígena, que significa fumaça.
A comercialização do tabaco foi tão importante para a economia do Brasil que sua folha está incorporada ao brasão da República (assim também como está a folha do café).
Fonte: Dra Shirley de Campos (http://www.shirleydecampos.com.br)




Nenhum comentário:

Postar um comentário